Teambuilding

 

O teambuiding é uma prática que tem o objectivo de construir e desenvolver equipas ao nível da sua eficiência, para aumentar a sua eficácia e o bem-estar dos seus membros. A interdependência instrumental e relacional que assiste ao funcionamento das equipas torna a sua dinâmica particular sendo a sua optimização de maior complexidade.

 

O trabalho a desenvolver com as equipas, pode ser realizado com várias metodologias in-door (psicodrama profissional, rolle-play, job rotation, etc.) e out-door (actividades de ar livre), que devem ser propostas à organização com base no diagnóstico efectuado e os objectivos a atingir. As acções a desenvolver podem ainda ser mais condensadas no tempo num determinado espaço ou de forma prolongada com ritmo e consistência a considerar, como no caso do teamcoaching.

 

Sendo este um trabalho extremamente complexo os teambuilders devem possuir formação e características para actuarem com competência na metodologia a utilizar, e prática conjunta de trabalho em equipa.