Consultoria de RH

 

A consultoria de Recursos Humanos tem o objectivo de ajudar as organizações a progredir com base no benchmarking sistémico do mercado e no mais avançado conhecimento científico aplicado á prática da gestão de pessoas.

 

Pode contemplar processos de mudança organizacional, com intervenções a nível do desenho e da modificação da sua estrutura assim como ao nível do fluxo de processos e procedimentos. Debruça-se igualmente sobre a análise e prevenção dos riscos psicossociais e na promoção da saúde e segurança do ambiente de trabalho. Com o intuito de melhorar a produtividade e o bem-estar comtempla, de entre outros, ainda a realização de estudos para averiguar os níveis de satisfação e clima organizacional. Utiliza modelos, metodologias e técnicas que se debruçam, por exemplo sobre a análise do posto de trabalho; descrição de funções; recrutamento e selecção; levantamento, planeamento e execução do plano de formação; gestão de conflitos e a avaliação do desempenho.

 

O consultor de Recursos Humanos deve fomentar uma sólida e actualizada formação que respeitem as pretensões aspiracionais das organizações, das equipas e das pessoas que nelas trabalham alicerçada em princípios éticos próprios da sua actividade.